LINHA ARREBENTANDO NA COSTURA: COMO REGULAR A MÁQUINA -SÉRIE DICAS PARA INICIANTES NA COSTURA | Dayse Costa

Quando começamos a costurar a ansiedade é tanta que já queremos logo sentar em frente à máquina e começar a desenhar riscos de linhas, unir pedaços de tecidos e criar coisas lindas. Mas muitas vezes essa empolgação é frustrada ao pisarmos no pedal e a linha arrebentar à todo momento interrompendo um momento empolgante de criação. 

Se quer ver mais dicas de costura tenho alguns vídeos no meu canal do youtube:

img_4177






A ideia deste post surgiu com a dúvida de algumas leitoras e percebi que era bem comum, e que muito mais gente poderia ter essa mesma dificuldade.

Isso acontece com todo mundo que costura! É simples de resolver, trata-se apenas de regulagem, coisa que é bem difícil para um iniciante que ainda está se acostumando com esse novo brinquedinho.

Existem 3 possibilidades que eu conheço que podem causar este probleminha.



1- MUITA TENSÃO

Primeiro você precisa identificar onde está o regulador de tensão na sua máquina, pois ele varia um pouco de formado e posição de acordo com o tipo e modelo de máquina, ou seja, se é reta industrial, doméstica, overloque, galoneira e etc. Sugiro que use retalho do tecido que você mas costura para fazer o teste do ponto. Isso também vai influenciar no tipo de agulha para que você encontre o ponto perfeito. VEJA AQUI COMO ESCOLHER A AGULHA CERTA PARA CADA TIPO DE TECIDO.  

Veja a diferença da posição nas minhas máquinas.

SIMPLE 

FACILITA PRO 4432

LEGACY C440

ULTRALOCK SINGER

RETA INDUSTRIAL 

img_4182

 

 

OVERLOQUE SEMI-INDUSTRIAL 

img_4183

 

O que você tem à fazer é ir afrouxando aos poucos e testando o ponto até ver que não está nem muito apertado nem muito frouxo, é bem no “olhômetro” mesmo.

2- CAIXA DA BOBINA APERTADA

Outra possibilidade é para as máquinas que tem a caixa de bobina para encaixar a carretilha, veja na foto.

img_4185

Essa caixinha tem um parafuso que podemos regular de acordo com o tipo de linha, como a comum de poliéster, a de pesponto que é mais grossa, neste caso precisamos afrouxar um pouco e o elastex que tem que estar ainda mais folgado.

img_4184

Isso para que passem sem dificuldade pela abertura como mostra na foto.

img_4186

Depois de mexer na tensão superior da linda e ainda não ter resolvido o problema, sugiro que verifique se este parafuso da caixa de bobina não está muito frouxo ou muito apertado.

3 – LINHA VELHA

img_4192Uma terceira possibilidade que parece estranha mas que já aconteceu comigo, é o uso de linhas velhas, sim a linha fica velha! Dependendo da forma como você armazena suas linhas e fios, eles podem sim perder a qualidade por estar expostos à poeira e umidade. O ideal é que fiquem guardados dentro do plástico que eles vêm quando compramos, ou em armários fechado e livre de umidade.

Se a linha estiver muitos anos guardada ou expostas à estes fatores citados à cima, ela pode sim não estar resistente o suficiente para a costura, e arrebentar a cada pisada no pedal.

Essas são as minhas experiências quando se trata de linha arrebentando, e espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvida. 

Se você conhece outros fatores que também fazem com que este probleminha ocorra e eu não citei aqui, deixe nos comentário para ajudar quem precisa.

Um super beijo e até à próxima!!

(Visited 55.566 times, 96 visits today)

Posts Relacionados

13 Comentários

    1. Depois que você costura e estica a peça, o ponto corre?? Se isso estiver acontecendo é porque a tensão está frouxa, e no caso de arrebentar na hora de vestir é porque o ponto está apertado. Você tem que costurar o elástico esticando o mesmo junto com a peça, se não a costura não acompanha a elasticidade do material. Espero ter ajudado..bjs

  1. Uma amiga me aconselhou passar silicone na linha quando ela esta velha para não arrebentar!
    Sera que isso resolve, pois tenho muitas linhas e não gostaria de jaga las fora.

  2. Oi moça dos cabelos bonitos. Hoje eu estava mais uma vez tentando aprender a costurar pela internet e por acaso cai aqui no seu blog, eu só tenho alguns minutos aqui e eu já posso dizer que amei né? Vc tirou muitas duvidas minhas, até mesmo essa da linha quebrar, adorei os videos e pode ter certeza que agora vc ganhou mais uma seguidora fiel.

  3. bom dia Dayse sempre acompanho tudo que vc faz, a minha dúvida é que a minha além de estourar a linha, na frente conforme vou costurando fica retinho bonitinho , mais quando viro a parte de traz a linha ta toda embolada o que eu posso fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.