Ambiente de Trabalho x Ambiente de Casa – Série: Dicas Para Iniciantes Na Costura

Ambiente de Trabalho X Ambiente de Casa

Escolhi esse tema para compor a nossa série porque boa parte de vocês que me acompanham são pessoas que querem ou já trabalham em casa, fazendo da modelagem e costura seu ganha pão.

Visando esse posicionamento resolvi listar através das minhas experiências como Microempreendedora Individual à 3 anos, as vantagens e desvantagens de se trabalhar em casa. Em seguida darei algumas dicas para você melhorar alguns pontos caso haja necessidade.






Vamos lá!

VANTAGENS DE TRABALHAR EM CASA:

  • -Não enfrentar trânsito
  • – Proximidade da família
  • -Fazer seu próprio horário
  • -Ser seu próprio chefe
  • -Alimentação mais saudável
  • -Redução de custos (Aluguel, funcionários, passagem etc….)
  • -Produtos melhores com custos mais baixos
  • -Redução de impostos para M.E.I(Microempreendedor Individual) – Incentivos fiscais e INSS.

 DESVANTAGENS DE TRABALHAR EM CASA:



  • -Constante perda da concentração no trabalho
  • -Mais chances de diminuir o ritmo de produção
  • -Assuntos domésticos no trabalho
  • -Tendência ao isolamento social
  • -Possível excesso de trabalho
  • -Ambiente confinado
  • -Perda da Privacidade
  • -Falta de experiência na parte de gestão no caso de precisar contratar alguém para trabalhar junto.
  • -Falta de experiência em administrar o capital de giro.
  • -Dificuldade de conseguir crédito se o trabalho for informal.
  • -Falta de credibilidade do mercado caso seu trabalho seja informal.

 

DICAS PARA VOCÊ QUE JÁ TRABALHA OU QUER COMEÇAR A TRABALHAR EM CASA

Quando eu comecei a trabalhar em casa com a costura, ainda não tinha um lugar específico na casa separado para isso. Normalmente isso acontece muito! Por ser um trabalho que não exige grandes maquinários, é possível comportar 1 ou 2 máquinas na sala ou até mesmo no quarto como já vi muitas vezes. No meu caso usei uma parte da garagem! Isso mesmo! Apenas um corredor entre o carro e parede, era difícil se locomover, atender clientes, muito quente e desorganizado pela falta de espaço.

A dica que dou para isso é separar um cantinho, de preferência o mais distante possível da agitação da casa. Se for dentro de algum cômodo como citei acima, demarque essa área, que seja o seu cantinho contendo apenas suas ferramentas de trabalho, e absolutamente nada de uso pessoal! Isso vai te ajudar a manter a concentração, organização e inspiração para suas criações.

Não abra mão da sua privacidade. Se você tem pessoas trabalhando com você como é o caso de facções que pegam peças já cortadas de grandes confecções somente para a costura, é ainda mais importante ter uma entrada independe para seus funcionários, mesmo que sejam poucos. Isso vai ajudar a manter a privacidade e a segurança da sua família.

É aconselhável que se evite usar o endereço residencial para fins comerciais. Faça uma caixa postal e use correio eletrônico e telefone para contatos mais rápidos.

Vista-se como se estivesse em uma empresa pelo menos em horário comercial. Não é porque está trabalhando em casa que precisa trabalhar de pijama! Rsrs Brincadeiras à parte isso é muito importante! Você não precisa fazer uma mega produção, se maquiar e colocar um salto (até porque costurar de salto não é confortável), mas imagina de repente chegar um cliente e você está mal vestida e descabelada. Não cai bem.giggle

Não misture conta pessoal com a conta da empresa. Separe tudo e controle rigorosamente os gastos, caso contrário você pode pagar para trabalhar e corre o sério risco de falir em pouco tempo!

Estabeleça horários para começo e fim do expediente. Isso é mais difícil do que se imagina, mas é de extrema importância manter uma rotina de trabalho para que você não viva só pra isso e esqueça da família, amigos e de você! Salve algumas exceções, quando é necessário bater uma meta e entregar uma produção que está atrasada, mas isso é exceção e não regra.

RELAXE! O fato de você trabalhar em casa, não significa que você precisa ficar 8horas seguidas na sua função por medo de perder o controle e se distrair. Tire seu horário de almoço, descanse um pouco depois, estique as pernas, levante um pouco, converse com alguém. Seu trabalho em casa não pode ser menos prazeroso do que se fosse em outra empresa.

É isso amores o post ficou um pouco extenso mas não quis deixar de citar nenhum ponto pois foi com meu dia a dia nesses quase 10 anos trabalhando com a costura em casa, que aprendi, percebi e escolhi a melhor forma de trabalhar sem prejudicar meu serviço nem minha família. 

O que posso dizer é que amo meu trabalho e sou imensamente feliz em ter tido a oportunidade de não ter que trabalhar fora! Isso muito bom! rs

Equilíbrio é a palavra chave! Espero que tenham gostado! Me contem aqui nos comentários como é seu dia a dia trabalhando em casa e se essas dicas te ajudaram!

Um xxxxêro!♥

(Visited 132 times, 1 visits today)

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Oi Dayse adorei as suas dicas, sou costureira a bastante tempo e sempre trabalhei em casa…muito valiosas pra mim suas dicas…blos

  2. Oi Dayse, tem pouco mais de um mês que comecei a te acompanhar. Tô adorando tudo, parabéns! Sou costureira e trabalho em casa, essas dicas são preciosas pra mim porque meu esposo já se irritou várias vezes com meu trabalho exatamente por não ter um lugar separado pra costurar, então isso traz muita dificuldade na hora de trabalhar. Mas amei as dicas e vou segui-lás, um super beijo!

    1. Oi Val, olha parece capricho mas não, é necessário msm separarmos um cantinho da casa nem que seja pequenino para nosso trab, ajuda agente, e aos demais da casa não perderem sua liberdade e privacidade. bjs flor!

  3. amei suas dicas,qro te dizer q estou conhecendo vc ou seu blog desde de ontem 01/04/2015.trabalho no terraço da minha casa e é muito dificil mais tõ levando pois sou iniciante mais vou conseguir me organizar,bjos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.